Punção dos Folículos Ovarianos

IMG_0678Punção dos folículos ovarianos

Decorridas 34 a 36 horas após a aplicação da gonadotrofina coriônica, ocorrerá a  aspiração dos óvulos. Esta cirurgia é feita sob sedação e analgesia.

Estando a paciente anestesiada, será feita a punção transvaginal orientada pela ultrassonografia. A paciente é colocada em posição ginecológica e, por meio do ultrassom transvaginal, localizam-se os folículos e, com uma agulha adequada, acoplada ao transdutor do ultrassom, as paredes vaginal e folicular são transfixadas, ocorrendo então a aspiração dos óvulos. A duração da cirurgia é de quinze e vinte minutos.

Os óvulos aspirados serão colocados em recipientes contendo meio de cultura apropriado e levados até o laboratório, onde serão classificados conforme o grau de amadurecimento e a qualidade. Apenas os óvulos maduros poderão seguir o tratamento: não há como prever, antes da aspiração, quantos óvulos serão captados, e nem quantos deles serão maduros.

Obtenção dos espermatozoides

Os espermatozoides  podem ser obtidos das seguintes formas:

1..quando o espermograma prévio evidenciou espermatozoides no ejaculado, os espermatozoides podem ser colhidos por masturbação;

2..se não foram encontrados espermatozoides no espermograma prévio, então, conforme a causa, eles podem ser encontrados:

     a) por meio de cirurgia, nos testículos (TEsticular Sperm Extraction -TESE) ou nos epidímimos (bolsas que armazenam os espermatozoides). Neste caso, os espermatozoides podem ser obtidos por métodos cirúrgicos (Microcirurgical Epydidimal Sperm Aspiration -MESA) ou por punção direta dos epidídimos (Percutaneous Epididymal Sperm AspirationPESA) .

Nos casos em que exista probabilidade de, mesmo cirurgicamente, não se encontrarem espermatozoides, o casal, previamente esclarecido dessa possibilidade, pode optar pelo uso de espermatozoides provenientes de banco de sêmen. Essa situação será esclarecida pelo médico, antes de iniciar o tratamento, e a opção pela utilização de banco deve ser feita por meio de consentimento prévio, por escrito, do casal

     b) por meio de preparo específico, quando a ejaculação ocorre para dentro da bexiga (ejaculação retrógrada), o que pode acontecer após traumatismos pélvicos, por exemplo.

3..se o casal for homoafetivo do gênero feminino, o sêmen utilizado será escolhido previamente, por meio de listagem fornecida pelo banco de sêmen.

Os óvulos e os espermatozoides serão conduzidos ao laboratório, para separação, seleção e fertilização.

A paciente, no mesmo dia da cirurgia, inicia a aplicação do hormônio Progesterona, com a finalidade de aprimorar o preparo da cavidade uterina para a transferência do embrião. Mais frequentemente, a medicação é de uso vaginal e será utilizada no mínimo até a realização do teste de gravidez.