O Serviço de Reprodução Humana do Hospital São Paulo foi fundado em 1993. Nessa época, os casais em busca de resolução de problemas de fertilidade eram consultados em separado: o homem atendido pelo urologista, e a mulher pelo ginecologista. Esse tipo de atendimento vinha se mostrando pouco produtivo, e menos ainda resolutivo. Por um lado, a mulher era exaustivamente investigada em busca do diagnóstico, carregando ainda a enorme responsabilidade pela ausência de filhos. Por outro, o homem era pouco ou nada investigado.
A proposta do Serviço, inovadora na época, foi a de capacitar médicos para o atendimento do casal como uma unidade. Esta ideia se desenvolveu inicialmente em ambiente universitário: independentemente do fator ser masculino ou feminino, os profissionais atendiam ao casal com essa visão integrada, e logo os efeitos positivos começaram a surgir. Com esse espírito, nasceu o Serviço de Reprodução Humana do Hospital São Paulo, que permanece até hoje rendendo bons frutos, e tendo sua estrutura reproduzida por profissionais de outros centros de reprodução humana, muitos formados no nosso Serviço. A associação da pesquisa e ensino médicos, realizada na UNIFESP, pelos médicos que atuam no Serviço, permite atualização constante e uso dos mais adequados recursos para o diagnóstico e tratamento.
Dessa forma, quando recebemos um casal com dificuldade para ter filhos, temos sempre em mente que a infertilidade é do casal, e não do homem ou da mulher isoladamente. Cada casal é único,com suas necessidades e anseios, e o preparo técnico e humano no atendimento são nossos valores.
O Serviço de Reprodução Humana do Hospital São Paulo oferece todos os tratamentos disponíveis para os casais, homo ou heteroafetivos, que procuram realizar o sonho de vir a ter filhos.