Microcirurgia em Reprodução Humana

MicrocirurgiaAlém de cirurgia para obtenção de óvulos na fertilização in vitro, existem procedimentos cirúrgicos específicos que, em alguns pacientes, contribuem para restituir a fertilidade:

1…pacientes que tenham vasectomia ou laqueadura tubária, podem se beneficiar de reconstrução dos canais deferentes ou das tubas, para restituir a fertilidade. Nesses casos, o que se objetiva é a gravidez natural e, por isso, há necessidade de exame detalhado do(a) parceiro (a) para avaliação dessa possibilidade. Ainda nesta ocasião, o enfoque diagnóstico deve ser no casal, apesar de o procedimento ser apenas em um dos parceiros.

A reconstrução depende de como foi realizada a vasectomia ou laqueadura: há cirurgias desse tipo que não comportam reversão. Quando possível, a microcirurgia sob microscópio oferece os melhores resultados em termos de recanalização e gravidez.

2..pacientes com varicocele: quando bem indicada, a varicocelectomia colabora para melhorar motilidade, concentração e morfologia dos espermatozoides, aumentando a chance de gravidez. Aqui, novamente, o objetivo inicial é a gravidez natural, o que implica em diagnóstico detalhada da parceira.

3..obtenção de espermatozoides em casos de ausência de espermatozoides no ejaculado: esses pacientes são candidatos a fertilização in vitro e, conforme seu diagnóstico, poderão ter espermatozoides retirados dos testículos (TESE) ou epidídimos (MESA), por microcirurgia.