Novas tecnologias aplicadas
à Reprodução Humana

1263022_27166449A Medicina, como um todo, tem passado por uma revolução tecnológica. Acompanhando esse desenvolvimento, impressionante, nos últimos anos, a Medicina Reprodutiva incorpora todos os dias novos equipamentos e técnicas que aprimoram a qualidade dos processos laboratoriais e, consequentemente, aumentam as chances do casal de ter um bebê saudável em casa.

Obviamente, nem todas as inovações tecnológicas são aplicáveis de forma satisfatória no cotidiano da clínica de Reprodução Humana. Isso acontece por dois principais motivos: a tecnologia não funciona de fato, ou o custo da implantação dela é extremamente alto, tonando-a inacessível para a maioria das clínicas de reprodução.

IMG_0395    IMG_0397

Dentre os novos conceitos de qualidade em reprodução humana, as empresas ligadas à biotecnologia tem adotado a proteção e o controle da atmosfera dentro da incubadora (incubadoras trigás), o controle ambiental e de temperaturas eletrônicos e a segurança e qualidade da manipulação das células com o auxílio de micromanipuladores mais precisos e inteligentes.

IMG_0404    IMG_0408

Além disso, os microscópios e seus periféricos têm evoluído substancialmente em tecnologia. Com o auxílio de lentes extremamente eficazes na visilibização do espermatozoide pode-se selecionar o melhor gameta masculino para ser colocado dentro do óvulo e, pela utilização de uma tecnologia denominada de polarização ótica (Polscope), pode-se visibilizar o DNA do óvulo e prevenir que ele seja danificado durante o procedimento de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).

Um dos equipamentos mais importantes na rotina do laboratório de fertilização in vitro é o Laser (acoplado a um microscópio invertido) para abertura da zona pelúcida (invólucro embrionário), que aumenta as chances de gravidez, ou para auxiliar nas biópsias de embriões em diversas fases de desenvolvimento.

fertilizacao

Mais uma inovação que tem se destacado nos laboratórios de fertilização in vitro é o sistema de imagem em tempo real (Time Lapse). Com essa tecnologia pode-se visibilizar o embrião dentro da incubadora com temperatura e atmosfera controladas, evitando o choque atmosférico causado pela sua retirada da incubadora, além de proporcionar a melhor avaliação do desenvolvimento embrionário.

O Laboratório de Fertilização In Vitro do Hospital São Paulo pode oferecer ao casal todo suporte tecnológico com garantia de segurança e qualidade nessas novas tecnologias. Para isso, contamos com profissionais de alta capacitação e um programa de gestão em qualidade de equipamentos e pessoas.