Teste de Fragmentação de DNA no espermatozoide…

sperium-319806_960_720

O que é o Teste de Fragmentação de DNA Espermático?

Este teste é até este momento o único exame validado clinicamente para que se possa entender melhor a qualidade de funcionamento do espermatozoide e a capacidade deste em produzir um embrião com qualidade para gerar uma gravidez. Ele também é conhecido como Prova Funcional Espermática ou Prova de Fragmentação de DNA Espermático. Este teste tem a capacidade de mostrar o grau de compactação cromossômica do espermatozoide. Quanto mais compactado estiver o DNA do espermatozoide, melhor será a qualidade do gameta e maior qualidade o embrião terá para continuar se desenvolvendo dentro da cavidade uterina. Ao contrário, quanto maior o grau de fragmentação do DNA, menos qualidade o espermatozoide emprestará para a formação do embrião, dificultando, inclusive, o processo de fertilização do óvulo.

Por que solicitar o exame de Teste de Fragmentação de DNA?

 

Este teste ainda nãodeve ser solicitado de rotina na avaliação do potencial de fertilidade do homem. O único teste que deve ser sempre solicitado para todo o homem que deseje saber sua fertilidade chama-se espermogramaEntretanto, mesmo quando o resultado do espermograma é normal, ele não pode ser considerado um atestado de fertilidade. Isto acontece pois o espermograma não consegue diferenciar um espermatozoides com baixa ou alta taxa de fragmentação de DNA. E o grau de compactação do DNA espermático pode influenciar decisivamente na aquisição da gravidez e na própria evolução desta gravidez.

 

Quando solicitar exame de Teste de Fragmentação de DNA?

 

Como já esclarecido anteriormente, o teste de fragmentação não deve ser solicitado para todos os homens que desejam saber seu potencial de fertilidade e tão pouco para aqueles que já enfrentam um quadro de infertilidade conjugal.

O teste de fragmentação de DNA deve ser solicitado especialmente para aqueles homens que, apesar de possuírem espermograma normal, enfrentam um quadro de infertilidade conjugal sem a existência de um fator feminino. Nestes casos, pode-se duvidar da qualidade seminal destes homens e o teste de fragmentação de DNA ajuda na melhor compreensão da qualidade espermática.

 

Motivos para solicitar o Teste de Fragmentação de DNA em espermograma normal:

 

  • Infertilidade conjugal sem causa aparente
  • Quadro de abortamento de repetição (2 ou mais abortamentos)
  • Falhas repetidas de tratamentos de Fertilização In Vitro
  • Tabagismo
  • Presença de Obesidade
  • Presença de varicocele
  • Uso de drogas (maconha, cocaína, crack, heroína)
  • Presença de ondas eletromagnéticas
  • Leucocitospermia (presença de infecção por DST)

 

Marque consulta com a equipe médica de Reprodução Humana do Hospital São Paulo e faça uma avaliação do seu potencial de fertilidade!