Varicocele

Voltar para a página: Infertilidade Masculina e suas Causas
1) Definição de Varicocele
1085821_14352588A varicocele é o termo designado para descrever a dilatação das veias testiculares, vasos responsáveis pela drenagem do sangue venoso, pobremente oxigenado, junto ao testículo. A varicocele está presente em até 25% dos homens e é a principal causa de infertilidade masculina, chegando a afetar até 40% dos homens inférteis. Os homens com infertilidade secundária (incapacidade de ter filhos com a mesma parceira após já terem tido filhos no passado) apresentam varicocele em até 80% dos casos. O testículo esquerdo é geralmente o mais afetado, porém a bilateralidade é muito comum.

2) Quando ocorre a Varicocele?
A adolescência é a época onde ocorre o início do desenvolvimento da varicocele, sendo raramente encontrada em crianças. Sua origem está relacionada a múltiplos fatores, como incompetência das válvulas nas veias espermáticas internas, alteração da drenagem venosa, postura bípede e até mesmo história familiar positiva para varicocele (ex.: pai com varicocele)

3) A varicocele causa sintomas?
A varicocele usualmente não produz sintomas, mas desconforto local, percepção de aumento de volume escrotal e, mais raramente, dor testicular podem ser sintomas apresentados. Na maioria das vezes apresenta-se como uma doença silenciosa. Uma grande porcentagem dos homens faz o diagnóstico da varicocele apenas na idade adulta, ao procurarem ajuda especializada para a investigação de infertilidade conjugal.

4) Como se diagnostica?
O exame físico detalhado feito por profissional experiente, com o paciente em pé, sob temperatura e iluminação adequada é o suficiente para o diagnóstico da doença. A palpação cuidadosa da bolsa testicular mostra a presença ou a ausência da varicocele, bem como a diferença entre os 3 diferentes graus de dilatação das veias varicosas. O ultrassom de bolsa testicular com doppler colorido pode auxiliar no diagnóstico dos casos duvidosos ou, ainda, verificar a persistência da varicocele pós cirurgia, pela presença de refluxo sanguíneo nos vasos já tratados.

5) Quais são os graus da varicocele?
A varicocele, no exame físico, é classificada em 3 graus de dilatação: grau I (leve), grau II (moderada) e grau III (importante). Os graus II e III são os que trazem maior preocupação, pois podem, comprovadamente, levar o homem à infertilidade, requerendo a necessidade de tratamento. É importante ressaltar que nem todo o homem que apresenta varicocele se tornará infértil ou terá alteração no espermograma. Esses homens devem realizar acompanhamento anual com espermograma, não necessitando de tratamento específico até que haja piora dele ou de alguma prova funcional.

6) O que são Provas Funcionais?
São testes complementares ao espermograma e têm a capacidade de quantificar danos na estrutura do espermatozoide, algo que o exame de espermograma tradicional não mostra. Esses danos celulares são gerados pelos radicais livres, causados pelo aumento da temperatura testicular gerado na presença da varicocele.  Recentemente, tanto a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva quanto a Sociedade Americana de Urologia passaram a usar o resultado das provas funcionais como critério de indicação cirúrgica para correção da varicocele clínica, mesmo que não haja alterações no espermograma.