Varicocelectomia (cirurgia de varicocele)

Voltar para a página: Microcirurgia em Reprodução Humana

VaricocelectomiaA varicocele é a dilatação das veias do cordão espermático, ou seja, são as varizes escrotais que elevam a temperatura testicular e podem provocar a infertilidade. Felizmente, existe tratamento para a varicocele.

O diagnóstico da varicocele é feito pelo exame físico por médico experiente. Entretanto, nem todo homem com varicocele terá dificuldades para engravidar a parceira ou necessitará de tratamento. A indicação de tratamento deverá ser feita de forma individualizada, a partir da história e exame físico, além de exame de espermograma para os adultos e de ultrassonografia de escroto para os adolescentes.

O tratamento da varicocele é a correção cirúrgica. Não há benefício comprovado com o uso de medicamentos para tratar a varicocele. A cirurgia recomendada mundialmente é aquela realizada na região subinguinal (bem baixo na virilha próxima à raiz do pênis). É uma microcirurgia e, como tal, há necessidade de uso de microscópio, realizada por microcirurgião habilitado e dotado dos instrumentos específicos. É feita com o paciente sob anestesia geral e pode durar até 2 horas. O paciente pode ter alta no mesmo dia sem a necessidade de pernoitar no hospital. Pode retornar em poucos dias às suas atividades habituais. Assim, obtêm-se os melhores resultados e os menores índices de complicações como sangramento, infecção, inchaço, atrofia testicular ou recorrência da varicocele. A taxa de sucesso com essa técnica é da ordem de 60 a 70% de melhora dos parâmetros seminais entre os primeiros 6 meses de pós-operatórios.